Pergunta da Semana

Nossa, essa pergunta é MUITO feita.

Gente vegetariana só não come carne, não é um bicho de outro mundo, me alimento bem, como de tudo desde que não seja carne, não sou VEGANA sou OVOLACTOVEGETARIANA, existem vários tipos de vegetarianos, ta okay imagino que vocês não estão entendendo nada, então ai vai a explicação.
Veganismo
É uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.

Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.
Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e discriminação.
Muito importante diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais, que obviamente pressupõe uma alimentação estritamente vegetariana.


Alimentação
Excluem da sua dieta carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.


Medicamentos, cosmeticos, higiene e limpeza
Evitam o uso de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais. Não tomam vacinas ou soros, mas podem violar os princípios veganos quando alternativas não estiverem disponíveis, ou em caso de emergência ou urgência. Alguns optam pela fitoterapia, homeopatia ou qualquer tratamento alternativo.
O vegano defende o surgimento de alternativas para experiências laboratoriais, como testes in vitro, cultura de tecidos e modelos computacionais.
São divulgadas entre a comunidade vegana extensas listas de marcas e empresas de cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal não testados em animais.

Agora que vocês já sabem o que é veganismo, conseguem perceber como é difícil ser vegana não é verdade?
Como tenho muito amor aos animais, e não consigo imaginar eles dentro de mim, e quando os olho no prato fico pensando em como foram mortos e etc.
Escolhi seguir a ideologia dos Ovolactos por que é BEM mais fácil do que Veganos.
Vamos conhecer o que é ser Ovolacto??
Ovolactovegetarianismo
Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.

Entenderam a diferença??
Querem saber mais sobre as outras dietas Vegetarianas??

Vamos la vou mostrar aqui pra vocês o que cada uma das principais delas comem e não comem.



Nome da dieta Carne vermelha e suína Carne branca Ovos Laticínios Mel
Semivegetarianismo Não Sim Sim Sim Sim
Ovolactovegetarianismo Não Não Sim Sim Sim
Lactovegetarianismo Não Não Não Sim Sim
Ovovegetarianismo Não Não Sim Não Sim
Vegetarianismo semiestrito Não Não Não Não Sim
Vegetarianismo estrito Não Não Não Não Não


Semivegetarianismo
A dieta semivegetariana não é uma dieta vegetariana, ela consiste na exclusão apenas da carne de mamíferos, e abrange carne branca.


Ovolactovegetarianismo
Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.


Lactovegetarianismo 
Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.


Ovovegetarianismo
Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.
Vegetarianismo semiestrito Dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.
Vegetarianismo estrito
Também chamado de vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.

Essa forma de dieta é frequentemente confundida com o veganismo, mas, embora veganos sejam vegetarianos estritos, não são a mesma coisa:
“Apesar de [nutricionalmente] classificarmos os ‘vegetarianos verdadeiros’ apenas pela alimentação, existe uma diferença entre o vegano e o vegetariano estrito. Geralmente o vegano também não utiliza produtos não alimentícios provenientes de animais, como lã, couro, seda e pele. Quando falamos em termos [exclusivamente] nutricionais, não faz diferença essa classificação.”

Enquanto o vegetarianismo estrito é apenas um regime alimentar, veganismo é respeito aos direitos animais – o que inclui o vegetarianismo estrito por razões éticas, mas não apenas (circo com animais, rodeios, produtos testados em animais, e qualquer outra forma de exploração animal é boicotada pelos veganos). 

Bom, acho que deu pra entender bem não deu??
Se ainda tiverem algum tipo de duvida não deixem de perguntar aqui nos comentários.


Beijos :o)

This entry was posted in Pergunta da semana. Bookmark the permalink.

14 Responses to Pergunta da Semana

  1. Natanna says:

    Eu ja tentei ser, mas nao dá.. tudo é muito gostoso..rsrs..
    Minha amiga é vegetariana.

    Muito bom esse post, deu para entender bem o que é vegetariano.

  2. Eu não sou vegetariana!!
    Bjs

  3. Olá!

    Olha vc acredita que minha irmã tem 11 anos e não come nada de carne, tanto vermelha como frango,peixe enfim e o mais interessante e que aqui em casa todo mundo comi carne não sei o pq ela é vegetariana mas enfim ela é!
    E depois passa lá o blog, hoje o post é uma dica sobre perfume.

    Bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

  4. Eu sou vegetariana também, há quase 10 anos.
    Parabéns pelo post, abraço!

  5. deu pra entender bem ^^
    eu nao consigo nao.
    Amo carne, ovos, leite…
    bjim

  6. Dany says:

    Que aulaaa… rsrs…
    Amiga, eu acho q não conseguiria ser vegetariana.

    bjOO

    http://brechodanylins.blogspot.com/
    @brechodanylins

  7. Rafaela Fuzzo says:

    Annie, muito bom o post. Super instrutivo. E o mais legal é conhecer um pouquinho mais de vc. Bjs

  8. Bárbara says:

    Nossa, que legal! Eu já parei de comer carne, por 6 meses.. tava tentando me tornar vegetariana, mas só o que eu sabia fazer de almoço era cove cozida com ovo! ahahah 6 meses depois fui diagnosticada com anemia e 'tive' que voltar a comer. Burrice minha, porque dá sim pra se ter a alimentação mais saudável do mundo com uma dieta vegana, eu que fui preguiçosa.

  9. Bárbara says:

    Esqueci de comentar, que não como mais nem carne de porco nem de frango, e diminui bastante minhas porções de carne. E quero salientar que é muito difícil virar vegetariano(a) aqui no Sul onde todo final de semana tem churrasco! :b

  10. Rafaela Fuzzo says:

    Annie, faz pra gente uma make pro natal!!! =)

  11. yanie says:

    Amei o post!É a primeira vez que visito seu blog mas ja ganhou o meu respeito e saibas que virei seguidamente.Sou ovolactovegetariana também,mas minha intenção é um dia conseguir me tornar vegana.Parabéns a todos nós vegetarianos!Por pensarmos nos outros seres vivos com amor e carinho :t

  12. Seja bem vindo Yanie … que bom somos poucos, mas que fazemos a diferença com toda certeza.
    Tbm quero um dia ser vegana, mas é muito dificil alem de as coisas serem caras demais.

    Boa sorte pra gnt

    bjs

  13. Vanidad says:

    olá!!
    Descubi seu blog por Raisa posteou no seu blog ( desculpe pelo meu portugues, eu sou espahola rsrsrs)
    Gosto muito seu blog porque eu tambem soi ovolacteovegetariana, e a gente pregunta muito! Pensam que somos pessoas doidas rsrsrsrs mais se vive melhor assim! Alimentaçao muito mais sana!
    Eu assinar seu blog:)
    Bjus!

  14. Oi flor.
    Pode escrever em espanhol que eu entendo.
    Seja bem vinda
    Força a nos vergetarianos… A Raisa tambem é ^^

    Bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s